Armazenamento holográfico de dados. Quer mais ou está bom?

Standard

 O primeiro DVD que eu comprei foi 2001Uma Odisséia no Espaço. Não porquê fosse um filme recente, mas devido ao impacto que a versão original teve na minha formação pessoal. Eu lembro de ter saído do cinema esbabacado.

A notícia original cita a memória holográfica do Hal 9000. Na época algo surgido de um devaneio do Kubrick/Arthur C. Clark  já que nem se pensava nisso como solução tecnológica e tudo que tinhámos eram alguns malucos cogitando que essa forma de armazenamento fosse usado pelo cérebro humano. Me lembro de ter lido muito sobre isso e hoje, lendo a matéria original resolvi pesquisar para saber o que aconteceu com essas teorias.  Achei algumas coisas mas nada muito relevante.

armazenagem holográfica de dadosA grande surpresa da notícia original é que a tecnologia de armazenamento holográfico vai estar a sua disposição antes do que você poderia sonhar. Desde que você tenha US$18000,00 para comparar um gravador leitor da InPhase e mais US$180.00 por um disco de 300Gbytes.  Se não vai ter que esperar um pouco mais até que a popularidade baixe o preço desse treco.

Se você leu o link da Wikipedia acima verá que as vantagens do armazenamento holográfico estão em quantidade, velocidade e segurança.

Esse primeiro leitor / gravador não se destaca nem por velocidade nem por quantidade. Assim resta a segurança. Além do prazo previsto de armazenagem com segurança de 50 anos, temos que lembrar que basta um pequeno fragmento do holograma para que seja possível reconstruir toda a informação.

Notícia Original

Armazenamento holográfico de dados. Quer mais ou está bom? by