Esta Semana na Ciência – 01 a 09 de Abril de 2012

Standard

Identificação positiva de genes relacionados a obesidade infantil

O Dr. Struan F.A. Grant de um hospital da Philadelphia (Applied Genomics at The Children’s Hospital of Philadelphia) liderando um grupo internacional de cientistas (o  Early Growth Genetics (EGG) Consortium) publicou um estudo indicando os genes responsáveis pela predisposição genética da obesidade infantil comum. Estudos anteriores indicaram que adultos que sofreram de obesidade, ainda que comum, durante a infância e adolescência apresentam uma predisposição maior a doenças cardiovasculares e morte prematura.

O estudo foi realizado na compilação de dados de 14 estudos anteriores com mais de 13.000 crianças e indicou a existência de dois genes o OLFM4 e o HOXB5, o primeiro no cromossomo 13 e o segundo no cromossomo 17.

Robô construído com DNA é a mais nova promessa de cura para o câncer.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, liderados por George Church, usaram um método, por eles mesmo denominado de origami de DNA, para criar objetos complexos em um espaço de 3D capazes de levar informações específicas a células pré determinadas. Os pesquisadores utilizaram estas pequenas máquinas para transportar instruções, na forma de fragmentos de antibióticos, para células cancerosas. Nos dois casos a mensagem foi capaz de induzir as células cancerosas ao suicídio. A pesquisa foi publicada no artigo A logic-gated nanorobot for targeted transport of molecular payloads.

ciência esta semana, pesquisadores criam computador quantico em diamante

Pesquisadores conseguem criar um computador quântico dentro de um diamante

Computadores quânticos são a promessa de computação de alta velocidade e alta capacidade que, em futuro próximo, deverão levar a civilização ao seu próximo nível de evolução. Infelizmente, na maior parte das vezes, são estruturas gasosas, pouco práticas, muito caras e incapazes de uso contínuo. Na maior parte das vezes.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (University of Southern California) liderados pelo Professor Daniel Lidar demonstraram um computador quântico, capaz de realizar operações de busca e localização em bancos de dados não ordenados. O diamante utilizado não tem valor comercial devido ao alto grau de impurezas. Contudo, para os cientistas são exatamente estas impurezas que permitem a criação dos qubits, os bits quânticos, que permitiram a execução do algoritmo.

 

O vento espalha uma doença misteriosa no Pacífico

Uma condição médica chamada de doença de Kawasabi, está misteriosamente se espalhando pelas Ilhas do Pacífico. Característica do Japão e pouco conhecida dos cientistas a doença provoca a inflamação dos vasos sanguíneos, a consequente língua de morango e, se não tratada, a morte em crianças menores de cinco anos.  Na última edição da Nature a pesquisadora Jennifer Fraser relacionou a ocorrência desta doença a distribuição de ventos na região. Trata-se de descoberta importante já que, até então, se acreditava que a exposição a raios ultravioleta e baixas temperatura impediriam a distribuição de patogênicos pelos ventos.

Esta Semana na Ciência - 01 a 09 de Abril de 2012 by

8 thoughts on “Esta Semana na Ciência – 01 a 09 de Abril de 2012

  1. Ailton

    Não estamos ainda perto da ficção do filme viagem insólita, mas  em se tratando de nanotecnologia principalmente voltada para  ciência medica, o homem conseguiu avanços estraordinários, que serão vitais na busca para cura de varias doenças.

  2. Cris

    Acho a matéria bem informativa ,pois a obesidade é um dos problemas hoje existente no mundo, visto que devido ao tempo habíl das pessoas,elas acabam partindo para alimentos industrializados,que prejudica ainda mais a saúde das pessoas.
    Assim a  matéria ajuda a entender, que existem hoje no mercado,tecnologias bem avançadas para ajudar a combater a obesidade. 

  3. Leandro

    No sociadade atual devido a tecnologias cada vez mais é possivel detectar problemas relacionados a saúde, possibilitando melhoras significativas e recuperação de pacientes muitas vezes já delibitados.

  4. Eliane Vujanski

    O avanço tecnologico teve um papel muito importante no desenvolvimento da sociedade atual.
    Além das melhorias nos ramos da saúde, ciencias e tecnologia a humanidade pode perceber e conhecer técnicas que não seriam perceptiveis sem a ajuda de equipamentos e estudos científicos.
    A população tem identificado precocemente doenças que através de métodos já existentes com o avanço da tecnologia podem ser tratadas e até com alguma alteração genetica pode ser trabalhada para evitar determinados males ou doenças.

Deixe uma resposta