Gigantesca explosão solar capturada em vídeo

Standard

gigantesca explosão solar

Vinte e quatro de Fevereiro de 2011. No Sol, uma gigantesca explosão de plasma lança massa em espirais mortais por mais de 90 minutos. Aqui, ficamos todos extasiados com a beleza da explosão e com a potência do nosso, recém acordado, astro rei.

Ainda que não seja a maior explosão da história, nem se quer a maior deste ano, esta explosão em especifico foi capturada com tantos detalhes que merece a citação, a observação e reflexão de todos nós. Nos últimos anos o Sol estava em seu processo de declínio de atividade, estava mais frio, mais calmo e, ainda assim, o clima aqui na Terra estava esquentando. Agora, o todo poderoso, está começando seu ciclo de alta, de atividade constante, nesse ciclo a temperatura da coroa solar vai aumentar, muito e, consequentemente a nossa.

Neste caso foi uma explosão de intensidade M 3,5 e que segundo o SpaceWather, não vem em nossa direção.

As explosões solares são classificadas em A, B, C, M ou X de acordo com o pico máximo em watts por metro quadrado segundo medição nas proximidades da Terra. Cada classe tem um valor máximo 10 vezes maior que a anterior.

Nós estamos no ciclo solar número 24, desde que começamos as observações em 1755 e, se você anda lendo boatos sobre o ciclo solar e 2012, detesto informar que o pico deste ciclo chegará um tanto atrasado, lá pelo meio de 2013. De qualquer forma, compre filtro solar, uma casa na Patagônia e se prepare. A panela vai esquentar.

Você pode assistir o vídeo original direto do site da Nasa.

Gigantesca explosão solar capturada em vídeo by

2 thoughts on “Gigantesca explosão solar capturada em vídeo

Deixe uma resposta