Neutrinos mais rápidos que a luz

Standard

Desde ontem o mundo da ciência está abalado com uma notícia vinda do CERN. Um dos experimentos com neutrinos indicou que alguns neutrinos foram capazes de viajar a velocidades sutilmente superiores a da luz. A notícia é tão importante que, mesmo sem tempo, resolvi quebrar um pouco o silêncio e escrever sobre isso. Se for comprovado, pode mudar a cara da física.

O que diabos é um neutrino?

Trata-se da menos conhecida partícula fundamental constituinte do universo, segundo o modelo padrão da física. Grande coisa!
A palavra neutrino significa o pequeno nêutron. Uma partícula subatômica, sem carga elétrica, com massa, mínima mas não desprezível, que não é afetado pela força eletromagnética e tem o hábito de viajar a velocidade da luz atravessando tudo em seu caminho sem afetar nada. Conhecido nas esquinas como partícula fantasma, o neutrino é criado no interior dos núcleos estrelares, nas explosões da raios gama e nas supernovas. Pequenino, rápido, imperceptível e cumpridor!

Que experiência foi essa?


Uma das equipes de pesquisa do CERN disparou um feixe de neutrinos em direção a um detector à 730Km de distância na Itália. Estes neutrinos foram detectados. O que por sí só merece comemoração. Estes neutrinos percorreram este espaço em um tempo 60 nano segundos menor que o tempo necessário para percorrer esta mesma distância na velocidade da luz. UAU1! Estes neutrinos viajaram 730km dentro da crosta terrestre mais rápido que a luz. Na escala da velocidade da luz, estes 60 nano segundos, significam que alguns neutrinos percorreriam alguma coisa perto de 1.8 metro a mais, no mesmo espaço de tempo. UAU2!!! Estes neutrinos foram mais velozes que a luz!!!

Por que isto é tão importante?

Desde 1905, quando Einstein postulou que a velocidade da luz é independente do observador e, consequentemente,  constante em qualquer ponto do universo. Que todos que tem qualquer veia científica odeiam este limite. Este limite, salvo atalhos e mutretas, garante que  as viagens espaciais jamais serão possíveis.

Então, em resumo…

Os pesquisadores do CERN pegaram centenas de milhões de neutrinos, lançaram estes pobre coitados diretamente no alvo. Alvo este que captou dois ou três neutrinos por dezena de milhão. E, com isso, mediu-se um erro de 60 nano segundos. Não fosse o CERN, nem estaríamos falando sobre isso.
O CERN é um dos mais, senão o mais, respeitado centro de pesquisas desta pequena rocha. O paper é filosoficamente impecável, assinado por uns 50 pesquisadores de umas 30 instituições de renome é um relato seguro de uma experiência que pode mudar tudo o que conhecemos na física desde 1905 (toda a teoria da relatividade e toda física de partículas serão abalados). A conclusão do paper, deveria entrar para os anais da ciência e virar texto obrigatório em toda as turmas da disciplina de metodologia da pesquisa cientifica. Em resumo a conclusão é: Nossa equipe é séria, o experimento foi refeito várias vezes, verificamos todos os procedimentos de teste e todos os equipamentos, temos certeza do que achamos mas não dá para bater o martelo. TEMOS QUE CONTINUAR PESQUISANDO PARA ENTENDER O QUE DIABOS É ISSO!!!

Neutrinos mais rápidos que a luz by

One thought on “Neutrinos mais rápidos que a luz

Deixe uma resposta