Descoberta arqueológica pode ser o Jardim do Éden

Standard

Um pastor curdo, andando sozinho no deserto em 1994 fez o que pode ser a maior descoberta arqueológica de todos os tempos. Uma descoberta que pode revolucionar a história das religiões e desvendar a verdade sobre as histórias bíblicas do Jardim do Éden.

Andando com seu rebanho em uma tarde de verão ele encontrou duas pedras com um formato estranho. Voltando a aldeia resolveu contar sobre seu achado. Afinal as pedras poderiam ser algo importante.

Poucassemanas depois a notícia da descoberta do pastor de ovelhas chegou ao conhecimento dos curadores do museu da cidade de Sanliurfa que entrou em contato com o German Archaeological Institute em Istanbul e, no final de 1994 o arqueólogo alemão Klaus Schmidt chegou ao sítio de Gobekli Tepe. O que o Sr. Schimdt encontrou pode mudar a história da humanidade.

Em um momento de rara concordância, arqueólogos de todo o mundo concordam com a importância do sitio de Gobekli Tepe. E deixa a grande maioria deles estupefatos e excitados. Uma descoberta digna dos filmes de Indiana Jones, só que na vida real, documentada e registrada.

O que o pastor de ovelhas encontrou foi a parte superior de dois monólitos em forma de T as primeiras de um sítio muito maior composto de monumentos, paredes e colunas de pedras, cobertas de entalhes de animais: Javalis, patos, serpentes, leões.

Os entalhes apresentam algumas figuras que parecem humanas, com os braços estilizados e, funcionalmente, todo o conjunto parece ser um templo ou um lugar para rituais.

Para datação, foram escavadas 45 destas “pedras” que estão organizadas em círculos, mas medições geomagnéticas indicam que existem algumas centenas de outras pedras esperando para ser escavadas.


Até agora é isso. Gobekli Tepe poderia entrar para a história como sendo o Stonehenge turco não fossem alguns fatores que tornam esse sitio único, chegando ao limite do fantástico e extraordinário.

O primeiro detalhe surgiu da datação por carbono. As pedras têm entre 12000 e 13000 anos. Ou seja, foram construídas 10.000 anos antes de Cristo. Para comparação, as pedras de Stonehenge foram levantadas 3000 anos antes de Cristo e as pirâmides de Gizésão datadas de 2500 anos antes de Cristo. Colocando o sitio de Gobekli Tepe como o mais antigo achado arqueológico da história, batendo os concorrentes com vantagem astronômica.

As pedras são anteriores a idade do bronze, a escrita, a cerâmica. São anteriores a tudo que conhecemos e como diabos os homens das cavernas fizeram tal obra?

O Sr. Schimdt especula que, durante décadas, grupos de caçadores ocuparam o lugar durante a construção, vivendo em tendas e caçando e comendo. Pontas de flechas encontradas no local suportam essa versão e confirmam a datação dos monumentos.

Por si só, a revelação que caçadores pré-tudo, tiveram a capacidade de construir um monumento como o encontrado em Gobekli Tepe, muda toda a concepção histórica que temos da evolução humana. Dotando os homens deste período de uma sofisticação inimaginável até agora. Quase como se os Deuses tivessem descido dos céus para construir Gobekli Tepe por conta própria.

É aqui que entra a conexão bíblica.

O Sr. Schimdt acredita que Gobekli Tepe seja um templo do que conhecemos hoje como o Jardim do Éden. Para entender como um cientista chega a uma conclusão destas precisamos entender que, para muitos de nós, o Jardim do Éden não passa de uma lenda ou uma metáfora da pureza da humanidade no começo dos tempos.


Para os estudiosos a história contém uma função didática e pode ter sido uma forma de registrar os traumas sofridos quando fomos forçados a deixar a caçada pela agricultura. Como está descrito na bíblia, logo no primeiro livro, de forma poética.

Sabemos que a mudança foi traumática por que fósseis da época mostram que os efeitos dessa mudança. As pessoas cresciam menos e menos saudáveis enquanto seus corpos se adaptavam a nova dieta e aos rigores da agricultura primitiva. Certamente essa mudança não foi realizada por vontade própria. Alguns historiadores acreditam na extinção de animais ou em fatores climáticos capazes de forçar essa mudança.

O Sr. Schimdt acredita em outra possibilidade.

“Para criar este templo, os caçadores devem ter se reunido aqui em grande número. E, uma vez que a obra estava concluída, devem ter se congregado em adoração. Neste momento eles devem ter percebido que seria impossível alimentar tanta gente com caçadas e coleta… então eu acredito que a religião tenha motivado a agricultura.”

Para suportar essa versão está a certeza histórica de que, a mudança para a agricultura ocorreu nesta mesma região. O que não sabemos ainda é o que motivou essa mudança. Os primeiros porcos e ovelhas domesticados são de uma região a cem quilômetros de Gobkli Tepe. O trigo que comemos hoje descende do trigo plantado nas colinas de Gobekli Tepe a milhares de anos e cereais como o arros e a aveia também podem ter sua origem traçada até essa região do mundo.

Isso não é tudo. Além de mudarem para uma forma mais trabalhosa de vida esses primeiros fazendeiros tiveram que enfrentar um desastre ecológico.O estudo do solo da região deserta que temos hoje indica que há 10.000 anos essa região foi um verdadeiro “paraíso” na Terra.Uma região cortada por rios, planícies, montanhas e vales verdejantes.A agricultura destruiu tudo isso, talvez no primeiro desastre ecológico da história.

Há medida que campos eram plantados e árvores derrubadas o micro clima da região mudou, a terra foi exposta a erosão e a terra da fartura tornou-se a terra do suor e trabalho árduo.

Por certo, alguns vão dizer que essas teorias não passam de pura especulação, por mais evidência histórica que as comprovem.

A Bíblia nos diz que o Éden estava entre 4 rios incluindo o Tigre e o Eufrates. GobeKli Tepe está entre o Tigre e o Eufrates. Um texto assírio antigo coloca Beth Eden (a casa do Éden) a 100 km de onde está Gobekli Tepe. Um outro livro do antigo testamento diz que as crianças do Eden estavam em Thelasar, uma cidade síria próxima a Gobekli Tepe. A própria palavra Eden tem origem na palavra suméria para planície e Gobekli Tepe se encontra na planície de Harran.

Quando colocamos tudo isso junto com as recentes descobertas históricas e o suporte de descobertas anteriores ficamos claramente tentados a colocar o Eden em Gobekli Tepe. Se assim for, parece que a coisa acabou mal. Foram encontrados esqueletos (Crânios) adultos no que pode ter sido os primeiro rituais de sacrifício humano da história.

Há, mais ou menos, 8000 anos os habitantes da região enterram todas as construções de Gobekli Tepe em toneladas de areia, criando as colinas artificiais onde o pastor de ovelhas costuma levar seu rebanho para pastar.

Eu praticamente traduzi a matéria original, por achar que valia a pena.O autor do texto original também escreveu um livro: The Genesis Secret by Tom Knox is published by Harper Collins on March 9, priced £6.99. To order a copy (P&P free), call 0845 155 0720. Aguardo, anciosamente, minha cópia.

Descoberta arqueológica pode ser o Jardim do Éden by

38 thoughts on “Descoberta arqueológica pode ser o Jardim do Éden

  1. Fulanodetal

    Quando acabou a ultima era glacial à 12.000 anos, geraram-se muitas inundações e sobreviventes se salvaram em um barco. A “arca de noé” já foi encontrada fossilizada no monte Ararat pelo arqueólogo Ron Wyatt. Pesquisem e verão. Incrivelmente as medidas do barco fossilizado COINCIDEM com a descrição Bíblica. Pesquisem no Google as fotos e estudos.

  2. fátima

    pessoas que certamente nunca pegou numa biblia ,ou simplismente não tem a capacidade de entender uma frase que esteja nela ,não tem moral para falar das escrituras .Mas uma vez pessoas leigas falam do que não sabem e passam vergonha!

  3. Sílvio t.

    Com essa cara de doido, ainda quer desconsiderar o livro que é mais vendido no mundo, que tem as palavras mais cultas e atualizadas do que qualquer outro no planeta, você tem que lê-la para aprender a escrever, pois sua gramática é muito fraca, faltando crase, um verbo ao lado de outro quando não seria necessário, enfim um verdadeiro ignorante acerca de seu idioma.

  4. Lucas

    Alissongui não faça isso, para de zombar da Biblia rapaz. Se hoje você está vivo com saúde, é porque foi Deus que deu o folego de vida para você respirar. Deus existe sim e você é uma prova disso.
    Hebreus 13:8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
    Amém. Que Deus te abençoe. Pois Jesus Cristo, tem uma grande obra na sua vida. Fui .

  5. bia

    quem ri da biblia rira depois forçadamente com os demonios no lago de fogo e enxofre e depois nao venham procurar Deus,o jardim do Eden realmente existiu e la estava adao e evas que foram os ancestrais de toda a humanidade,Quem nao busca a Deus entaão busca satanas

  6. Lidydesouza

    Deus não trabalha com a comprovação através de experimentos, essa é a ciência,
    Deus age na fé que é crer no que não se vê, mais que sabemos que existe!
    Muito se fala e se especula, os ateus vivem a maior ilógica do mundo,
    crer no evolucionismo é a maior tosquice que já vi, cara essa teoria contradiz a própria lei da biogênese, o big bang que é uma boa teoria, mas que trata da expansão e desenvolvimento do universo e não sua origem! A ciência nunca irá comprovar as questões de origem, pois isso é provar a existência de Deus, e Deus não permitiria isso pois isso desvaleria a fé!
     Quanto mais estudo e me aprofundo eu percebo como a bíblia está certa e como foi mesmo um Deus todo poderoso, que criou todas as coisas.   
    Se eu encontrasse um relógio no meio de uma floresta jamais iria acreditar que foi obra do acaso, mas que alguém o fez e o colocou ali, que dirá o ser humano com toda sua complexidade, com certeza foi um ser aterreno, atemporal, munido de toda a sabedoria que nos criou.

    • MICHELLE

      E VENDO PELO PONTO DE VISTA QUE TODAS AS DESCOBERTAS REFERENTE A CRIACÇAO OU MUNDO E COISA ETAL JA ESTAVAM ESCRITOS NA BIBLHA DES DE GENISES A BIBLHA NAO E UM LIVRO CIENTIICO MAS…REVELA TUDO SOBRE A CIENCIA JA ESTUDOU SOBRE ISSO;;;; FE E MUITO IMPORTANTE MESMO ,,,MAIS FALTA DE CONHECIMENTO DA VERDADE LEVA A MORTE TA ESCRITO LA TAMBEM JA LEU?

  7. Matheus'

    Sou Evangélico e acredito sim q o Jardim do Éden ainda exista!Mas na minha visão e na minha opinião,de acordo com os meus discursos e as conversas com a minha família,acho que aquele lugar no Caribe,O Triângulo das Bermudas,é o Jardim do Éden,pois na bíblia está escrito que ninguém sabe onde é,senão Jesus e que há anjos a porta do Jardim,impedindo q alguém entre,e o mesmo acontece nesse local,pois poucos tem a coragem de passar por lá,pois navios q passam afundam,aviões q sobrevoam caem e todos que passam por lá ñ voltam mais.Por isso acho q lá é o Jardim do Éden’

    • Eu também sou Evangélico ; e acho que com certeza o local conheçido hoje como “Triângulo das Bermudas” que deve ser onde é localizado o Jardim do Éden , pois em Gênesis 3:24 fala “Havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do Jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” E sendo chamado Triangulo , tem um pouco haver com a “espada que andava ao redor” citada na biblia .

      • Jéssica

        Não acredito que seja no Triângulo das Bermudas porque a Bíblia diz que 4 rios percorriam o Jardim do Éden, os mais famosos são o Tigre e o Eufrates, esses dois rios ficam na Europa, eles passam pela Turquia, Síria e Iraque, como o Triângulo das Bermudas fica no Ocidente acho que não seja lá não.

  8. Pedrof2011

    files e que não viu mas acredita  tudo que tem no mundo carro casa auguem teve que fazer porem o mundo auguem teve que fazer

  9. Taile

    Jardim do Eden é inpocivel  ser descoberto! Pois Deus  não deu esta perdição ao homem ! Nossos pesos de pecado em nossos corpos humanos feito de terra  se não  for purificado com o espirito santo de Deus jamais  varemos grande maravilha de Deus (E JARDIM DO EDEN  FOI SELADO POIS CORPO PECADOR NÃO É DIGNO DE  VELO AMEM !!!

  10. cassiano russi

    devemos lembrar que Adão deu nome a todas as criaturas viventes e que as pedras podem ser divisão para nomear um a um como placas de identificação e que algumas tribos devem ter identificado o local como local de sacrifícios comprometendo o lugar e é bem provável que os rios não   mudaram seu curso por seus leitos que já estavam lá antes do diluvio 

    • Lidydesouza

      2012 não tem nada haver com a bíblia.
      Antes de zombar das escrituras seria bom lê-la , para não passar papel de ignorante,
      mas também não por inteligência que se entende o que lá está exposto.

    • ricardo augusto

      perdoa esse ser humano, ele ñ sabe o que fala, ele msm deve fabricar o ar que ele respira, fazer o sol brilhar, fazer chover, dar a vida, enfim é uma pessoa que Deus fará uma transformação ainda, Alliisongui ainda a tempo.

  11. Certo, vamos por parte… O local é realmente uma prova de que o paraíso realmente existiu. Mas como posso afirmar isso?… é simples, quando Deus afirma em genesis que Adão e Eva pecaram, eles tornaram-se pessoas conhecedoras da ciência do bem e do mal. Ou seja Adão no seu estado original de quando fora criado por Deus, tinha a sua capacidade intelectual de raciocínio lógico, de 100% para suas atividades a qual Deus lhe dera. Atividades essas, de dar nomes aos animais e a todos os seres viventes da terra: Isso está escrito lá em genesis. Pois bem, então após o ato de desobediencia, aí sim, entra toda essa confusão a qual os estudiosos entram em constantes contradições, em suas teorias a respeito dessas descobertas, que é o próprio Deus quem as coloca para serem analizadas como prova da sua real exitência. A gora notem que: Adão tinha a capacidade de nomear os animais usando apenas suas imagens, pois a escrita ainda não havia sido inventada, assim poderia ensinar as furas gerações como eles deveriam chamá-los também. Mas, temos as evidências dos rios também e que não podemos deixar de comentar. Na verdade são braços do grande rio, que saía do paraíso e se dividia em quatro braços como disse: Gion, Pison, Tigre e Eufrates, aqui há um enígma, como há também no primeiro grande rio, que posso descrever para os que tem fé em Deus. O mesmo Eufrates é designado em apocalípse, como sendo uma geração, e que sobre ela vira o anjo para cumprir a ordem do Senhor cap. 9 v. 13,14.
    Mas isso é claro, só quem pode ver de forma clara, são os temem a Deus. Então como o primeiro rio e o último braço podem apresentar uma ligação lógica de forma explicada na bíblia? A bíblia mesmo diz que Dues é o Alfa e o Ômega, então, Ele criou e também colocará um fim de forma natural a sua lei, que é a lei do amor e da justiça. Se vocês estudarem de forma espiritual a palavra de Deus, verão que estou falando do começo do mundo e do fim da era do mal ou do reino do mal. Então essa mesma ciência que tenta de todas as formas e até exagerando nas teorias, que tudo pode ser descoberto com o mesmo conhecimento curioso, pelo qual Adão foi tentado e enganada a tê-lo,   
    mas que só pode haver a descrição exata se for permitido pelo criador, jamais o usurpador poderá fazer com que os fatos verdadeiros sejam colocados em evidência. é logico que o rio principal está no céu jorrando do trono de Deus e, só poderão beber das águas deste rio os que são escolhidos por Deus. Esse sim é o conhecimento que o homem precisa ter, não em sua capacidade de entender com a mente humana, mas com o coração, então isso não se pode conhecer para vaidade e disputa de poder, não, mas sim para entender e compreender o poder do amor de Deus.E eu teria muitos e, muitos mais argumentos para comentar de forma bem exclarecida, descrita na bíblia, que prova a verdadeira existência de Deus e da criação do homem na terra, mas concerteza esses conhecimentos não devem serem passados para pessoas erradas, Deus não permite que a sua palavra seja usada por incrédulos e pessoas sem amor. ” Nao dêem aos cães o que é santo nem atiram pérolas aos porcos” resumido está a vossa fé e o amor seja com todos vós. amém.

    Aqueles que tem fé são como os montes que não se abalam mas para sempre permanecem.

    L.M.G. Xavier

    • MICHELLE

      NOSSA QUE DIZER ENTAO QUE QUANDO DEUS FALA CAES ELE QUER DIZER QUE ELE MESMO CRIO O HOMEM PARA SER CHAMADO DO CAO E PORCOS QUE TIPO DE CRIADOR FAZ DIFERENÇA DA SUA CRIAÇAO SERA QUE SEU PRIMOGENITO QUE E SUA PRIMEIRA CRIAÇAO SE FORMOU CARNE COMO NOS PARA SALVAR SO AQUELES QUE ACERTAO TA ENTAO ME RESPONDE ESSA … SE ADAO ERA UM SER SUPERIOR NAO ERA HUMANO POR QUE DEUS RELATA QUE ELE RASGOU A CARNE DE ADAO E TIROU DA COSTELA DELE EVA E DEPOIS A COSTUROL ? SERA QUE TODAS AS COISAS DO CEU SAO HUMANAS OU SEMI HUMANAS ……HA E QUANDO ELES COMERAO O FRUTO SERA QUE SERES ESPIRITUAIS COMEM? PORQUE ENTAO NAO SOMOS COMO ANJOS AFINAL….

  12. Ronilsonbatista2010

    por mais que a ciencia tente é impossivél explica a capacidade daquele nos deu a vida, um dia todos nos cairemos de joelhos diante de nosso DEUS PAI & CRIADOR.

  13. JAMES

    EU TAMBEM ACHO QUE ISSO NÃO É JOGAR AS VERDADS BIBLICAS POR TERRA E SIM TENTAR MOSTRAR PARA O M,UNDO QUE A BIBLIA É FIEL E VERDADEIRA EM TODAS AS SUAS PALAVRAS! AS PESSOAS AO INVES DE CRITICAREM DEVERIAM COMEÇAR A PESQUIZAR MAIS SOBRE AS COISAS DE DEUS E MOSTRAR PARA OS INCREDULOS QUE A BILBLIA É VERDADEIRA E FIEL!
    OS ATEUS TENTAM 24 HORAS PROVAR QUE ESTAMOS ERRADOS COM NOSSAS IDEIAS E CONFIRMAÇÕES, FAÇAMOS COMO ELES, TENTAREMOS PROVAR 24 HORAS QUE O QUE FALAMOS É A MAIS PURA VERDADE E QUE DEUS REALMENTE EXISTE.

    • Lucasmsc125

      bom a palavra de Deus não precisa ser provada porque se eles sabem que existiu mais querem ver se e verdade fazendo estudos ruins mau sucedidos pra confundir mais a cabeça da gente

  14. rbfer2

    Olá Erik
    Como assim JOGAR POR TERRA AS VERDADES BIBLICAS ? Não seria o contrário ? Provar as verdades Bíblicas ? Desde quando encontrar algum vestigio das coisas narradas na Bíblia significa jogar a sua credibilidade por terra ? Assumir que elas foram verdades pressupõe encontra-las em algum momento desde que tenham caratér físico . Não foi assim com a cidade de Jericó , A Tumba de Caifás , A estela de Joás, Rei de judá , O túmulo de Herodes , O Túnel de Ezequias, O reservatório de siloé ….? Ou vc defende que para que sejam verdades não devem ser encontradas ? É então ridicúlo todo aquele que pesquisa ? Em face disso , no que vc realmente acredita ?

  15. Erik

    EU ACHO MUITO INTERESSANTE O EMPENHO DAS PESSOAS PARA QUERER JOGAR POR TERRA
    AS VERDADES BÍBLICAS.
    DEUS É VERDADEIRO, E SUA PALAVRA É A VERDADE.
    DEIXEM DE SER RIDÍCULOS.

  16. daybe

    Deus permitiu todo tipo de mudanças no mundo, se acreditamos nas palavras da bíblia pode ser mesmo o Éden, porque não já que Deus expulsou todos dali.

  17. Antonio João A.leite

    Interessante mesmo, muito, demais, saber que continuam a cultivar um mito, porque se houvesse algo relacionado ao Universo, Natureza, ou seja Deus, não teria se convertido nesse resquicio arqueologico, afinal de contas quem pode considerar que Deus se reduza a simples sitio arqueologico, acordem para a vida real, perder tempo com poeiras e fuligem, como disse Albert Eintein: a humanidade é burra

  18. MARCO AURELIO

    MUITO INTERESSANTE ,POIS PESSOAS QUE SE DEDICAM A PARTILHAR SEU CONHECIMENTO COM OUTROS NUNCA SE TERNORA EGOISTA MUITO OBRIGADO POR TRADUZIR

  19. Nem li, pois já havia lido a matéria original no final de semana. Eu pensei em traduzir e publicar no meu blog, mas tu foi mais rápido. Parabéns por verter o artigo para o português, para que mais pessoas tenham acesso a ele.

Comments are closed.